sexta-feira, 19 de junho de 2009

Punks

O rock deu origem a várias tribos jovens. Uma delas é o movimento Punk, uns dos mais influentes até hoje. A cultura punk envolve desde a ideologia e modo de vida, até a musica, roupas e literatura.
A primeira aparição do estilo foi nos Estados Unidos, e logo após na Inglaterra, ambos nos fins da década de 70. Nova York, Londres e Los Angeles foram as cidades de maior influencia, porém o estilo punk e toda sua subcultura se alastrou por vários países e variando de acordo com cada região.

A música é o ponto mais importante e que alavancou o movimento. Com referências do rock e de outros estilos como o metal, as músicas são curtas e agressivas, com letras que transmitem os valores e ideologias punks, como o niilismo, ou protestos.

The Ramones
Formada por três garotos fãns de The Doors, The Who, e Rolling Stones, a banda americana The Ramones, ganhou reconhecimento durante os anos ficando em turnê durante 22 anos.

Sex Pistols

No continente inglês, a banda punk de maior influência é os Sex Pistols, apesar de terem produzido poucos álbuns. Com atitude rebelde, os shows eram desorganizados e acabavam em bagunça, e o consumo de drogas era intenso.
O estilo de roupas do grupo era auxiliado por casas da Kings Road, e umas delas era a loja Too Fast to Live, Too Young to Die, comandada por Malcolm MacLaren e Vivienne Westwood.

Algumas peças do vestuário punk:
Roupas rasgadas ou penduradas com alfinetes, que também serviam como adereços para orelhas. Couro, borracha, e vinil, para as roupas. Calças justas, as vezes xadrezas. Jaquetas de couro cheias de pins, broches, rebites, e patches. Nos pés eram allstar e corturnos. Os cabelos podiam ser moicanos divididos em fincos, ou coloridos com cores vibrantes.

A autenticidade era algo extremamente importante para o grupo. Os "posers", que adotavam alguma maneira de falar ou vestir apenas para parecer e se relacionar com o grupo superficialmente, eram rejeitados por não dividirem as ideologias ou expressar seu modo pessoal de ser.

Esta atitude e personalidade forte do movimento punk, é seu grande legado para nossos tempos, e acredito que será para muitos outros.

Releitura

Giles Deacon se inspirou nos spikes e correntes do estilo. Com estampas e acessórios a coleção ganha atitude. Detalhe para as sandálias..
Mais informações:
Subcultura Punk
Giles SS07

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails