sexta-feira, 12 de junho de 2009

Geração Jovem

Com os primeiros movimentos jovens em Londres, como vimos no post dos Teddy Boys, Mods e Rockers, começamos a sentir o boom da força jovem, onde tudo é possível.

Através dos programas de TV, surgem o Pop Star e as estrelas. Além de propagarem suas ideologias, suas roupas e comportamentos são imitados por todos os jovens sedentos por novidade.


As bandas e estilos musicais que surgem, vão guiar grande parte desta revolução. Os Beatles, uma das primeiras bandas inglesas a "invadir" os Estados Unidos, repercutiu tanto na época através da nova musicalidade, corte de cabelo e roupas, e consciência social, que se tornaram a banda de maior sucesso e influência do século XX.


Na contra mão do visual certinho e bem polido dos Beatles, surgem os Rolling Stones, banda também inglesa, mas de atitude mais agressiva e espírito de sexo, drogas e rock'n'roll.
Com a assinatura dos direitos civis dos negros, por Martin Luther King, muitas bandas e artistas começaram a se firmar no show busines. The Supremes é um exemplo desta ascensão e produção por detrás das bandas. Além de suas vozes, elas ficaram conhecidas por seus modelos extravagantes e requintados, maquiagem pesada e cabelos trabalhados.


No Brasil, a cena musical ficou dividida entre duas correntes mais fortes, A Bossa Nova e a Jovem Guarda.

A Jovem Guarda, nasceu como um programa de tv da Record, e não tinha nenhum cunho político. Criavam uma variação do rock'n'roll para algo mais nacional e romântico.


Já a Bossa Nova, trabalhou as raízes do samba. Começando como pequenas reuniões na casa de amigos, para ouvir e tocar, a Bossa foi ganhando as ruas e bares do Rio de Janeiro.


O cinema também estourava e trazia personalidades que encantavam a todos. Audrey Hepburn virou modelo de elegância no filme Bonequinha de Luxo, e Barbarela inspirava as mais futuristas.


Na moda, Twiggy apresentava um look unissex e moderno, além de abrir caminho para as primeiras TopModels.


Todas estas carinhas fizeram parte de um momento importante de rebelião e afirmação da geração jovem. A música, o cinema e a moda começaram a andar de mão dadas e a construir uma cultura pop, que nos rodeia até os dias de hoje.

Mais informações:
Beatles
Rolling Stones
The Supremes
Jovem Guarda
Bossa Nova

Um comentário:

  1. O mais interessante pra mim que sou leigo em moda é que a história quase sempre é fascinante.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails