As mulheres e suas bicicletas... Este encontro aconteceu por volta de 1890 e gerou um impacto enorme em toda a sociedade.
Nem sempre foi fácil andar de bicicleta para as mulheres. Antes do desenvolvimento da corrente, as bicicletas eram engenhocas, com rodas em tamanhos diferentes, exigiam um esforço físico muito grande e acidentes aconteciam a toda hora.
Nem sempre foi fácil andar de bicicleta para as mulheres. Antes do desenvolvimento da corrente, as bicicletas eram engenhocas, com rodas em tamanhos diferentes, exigiam um esforço físico muito grande e acidentes aconteciam a toda hora.
As mulheres confinadas em suas casas, vestindo espartilhos e saias volumosas estavam longe de conseguir manusear estas bikes. Eis que a tecnologia avança, e em 1970 surgem as primeiras bicicletas seguras ("Safety" bicycles), com rodas em tamanhos iguais e com o sistema de corrente. Com o uso destes novos modelos, as outras foram deixadas de lado e aqui estamos nós com as tataranetas das Safety bikes.
Ao subir na "magrela" e ganhar novos mundos, pois agora a mulher pode sair de seu confinamento e respirar novos ares, a roupa aos poucos vai se adaptando. Claro que protestos foram feitos, mulheres militantes exigiam mudanças na sociedade, uma revolução à duas rodas. As várias camadas de saias longas se transformaram em saias-calças chamadas de Knickerbockers ou Bloomers.
A necessidade de roupas esportivas gerou uma discussão entre as mulheres da época e era a hora de repensar o vestuário feminino. Os espartilhos, as mangas presunto, várias camadas de roupas não combinavam com o novo esporte e a nova mulher que se formava, agora mais forte, independente, e que começava a trabalhar fora de casa.
A necessidade de roupas esportivas gerou uma discussão entre as mulheres da época e era a hora de repensar o vestuário feminino. Os espartilhos, as mangas presunto, várias camadas de roupas não combinavam com o novo esporte e a nova mulher que se formava, agora mais forte, independente, e que começava a trabalhar fora de casa.
Todas estas mudanças cutucavam a sociedade pois não se tratava apenas de uma renovada no armário, mas sim uma discussão da imagem feminina e sua sensualidade, e como a imagem falava da moral de cada um. Muitas mulheres eram mal vistas por usarem roupas semelhantes às masculinas. Outros afirmavam que andar de bicicleta fazia mal as mulheres por machucar o corpo frágil, e comunidades publicavam artigos declarando que seriam banidas mulheres que usasem bloomers. Tudo isto para tentar parar a revolução feminina.
Aprender a andar de bicicleta, foi como aprender a domar suas próprias vidas. Frances Willard era uma das mulheres mais famosas de sua época. Lutava pelos direitos das mulheres e aprendeu a andar de bicicleta aos 53 anos pois como ela mesma disse, queria ajudar as mulheres a expandir seus horizontes, libertá-las para uma vida de aventuras, que por anos foi impedida, e ganhar o mundo.
E foi o que fizemos...
Mais dois artigos legais sobre o tema que foram usados como referência:
http://www.annielondonderry.com/womenWheels.html
http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5648
E foi o que fizemos...
Mais dois artigos legais sobre o tema que foram usados como referência:
http://www.annielondonderry.com/womenWheels.html
http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5648
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