sábado, 1 de maio de 2010

Amiga "magrela"

As mulheres e suas bicicletas... Este encontro aconteceu por volta de 1890 e gerou um impacto enorme em toda a sociedade.
Nem sempre foi fácil andar de bicicleta para as mulheres. Antes do desenvolvimento da corrente, as bicicletas eram engenhocas, com rodas em tamanhos diferentes, exigiam um esforço físico muito grande e acidentes aconteciam a toda hora.

As mulheres confinadas em suas casas, vestindo espartilhos e saias volumosas estavam longe de conseguir manusear estas bikes. Eis que a tecnologia avança, e em 1970 surgem as primeiras bicicletas seguras ("Safety" bicycles), com rodas em tamanhos iguais e com o sistema de corrente. Com o uso destes novos modelos, as outras foram deixadas de lado e aqui estamos nós com as tataranetas das Safety bikes.

Ao subir na "magrela" e ganhar novos mundos, pois agora a mulher pode sair de seu confinamento e respirar novos ares, a roupa aos poucos vai se adaptando. Claro que protestos foram feitos, mulheres militantes exigiam mudanças na sociedade, uma revolução à duas rodas. As várias camadas de saias longas se transformaram em saias-calças chamadas de Knickerbockers ou Bloomers.
A necessidade de roupas esportivas gerou uma discussão entre as mulheres da época e era a hora de repensar o vestuário feminino. Os espartilhos, as mangas presunto, várias camadas de roupas não combinavam com o novo esporte e a nova mulher que se formava, agora mais forte, independente, e que começava a trabalhar fora de casa.

Todas estas mudanças cutucavam a sociedade pois não se tratava apenas de uma renovada no armário, mas sim uma discussão da imagem feminina e sua sensualidade, e como a imagem falava da moral de cada um. Muitas mulheres eram mal vistas por usarem roupas semelhantes às masculinas. Outros afirmavam que andar de bicicleta fazia mal as mulheres por machucar o corpo frágil, e comunidades publicavam artigos declarando que seriam banidas mulheres que usasem bloomers. Tudo isto para tentar parar a revolução feminina.

Aprender a andar de bicicleta, foi como aprender a domar suas próprias vidas. Frances Willard era uma das mulheres mais famosas de sua época. Lutava pelos direitos das mulheres e aprendeu a andar de bicicleta aos 53 anos pois como ela mesma disse, queria ajudar as mulheres a expandir seus horizontes, libertá-las para uma vida de aventuras, que por anos foi impedida, e ganhar o mundo.

E foi o que fizemos...

Mais dois artigos legais sobre o tema que foram usados como referência:
http://www.annielondonderry.com/womenWheels.html
http://www.autoclassic.com.br/autoclassic2/?p=5648

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails