terça-feira, 11 de maio de 2010

Exposições Universais e a Moda


Estamos acompanhando toda a euforia de Xangai pela Exposição Universal. Não só de Xangai claro, mas de todos os ávidos por tecnologia e que querem saber um pouco de como anda nosso mundo. Pavilhões do mundo inteiro foram construídos com o intuito de tentar reunir em um só lugar, toda a tecnologia de ponta existente no planeta.

Uma missão bem difícil e complicada para os dias de hoje, imaginem na primeira exposição em 1851. Cada exposição tem um tema, e as primeiras eram sobre indústria, máquinas, engenhocas.

Charles Frédéric Worth, o primeiro costureiro de Alta Costura, participou das primeiras exposições em Londres e Paris, afinal de contas as máquinas de costura ja estavam circulando, e a moda começava a nascer.

Na exposição Mundial de 1889, foi a vez da Torre Eiffel. As primeiras máquinas fotográficas também apareciam, e mostravam progresso.

Outras mostras internacionais foram surgindo. Uma delas, a Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, aconteceu em Paris em Abril de 1925. Permaneceu aberta durante seis meses com o intuito de mostrar os novos talentos Franceses. Com a participação de Jeanne Lanvin, Jean Paquin e Paul Poiret, a moda ganhou destaque na exposição, e só reafirmou a imagem de Paris como lançadora de tendências e luxo.

O "Pavillon de l'Elégance", criado pelo designer Armand Rateau, exibia trabalhos de Lanvin, Callot Soeurs, Jenny, Paquin, Vionnet e Worth. Luxuosos vestidos de festa e mantos eram expostos em manequins criados especialmente para a exposição e inspirados em illustrações de moda da época.

Enquanto o "Pavilhão da Elegância" era mais direcionado à tradicional Alta-Costura, a moda avant-garde, muito forte na época, foi representada por Sonia Delaunay na "Rue des Boutiques". As modelos vestiam as moderníssimas roupas de Sonia, e foram fotografadas na rua, em frente a um carro que Sonia mesma pintou, e de árvores do artista cubista Martel.

Esta exposição sem precedentes, foi visitada por milhares de pessoas. Seu impacto na alta-costura e na moda em geral foi imediato.
Não achei nada que refere à moda na exposição de Xangai. Vocês viram? Deixem aqui o link pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails