Olha a sinopse que está no site do palácio:
" Entre os dias 19 e 24 de maio, o Cine Humberto Mauro apresenta uma mostra dedicada a um dos gêneros mais férteis e criativos – e de fugaz duração - do cinema norte-americano: o noir. Predominante nos anos 40 e 50, o gênero tornou-se assim conhecido posteriormente, quando observou-se a proximidade temática e estilística de certos filmes policiais produzidos no período. Estes eram caracterizados por uma atmosfera pesada, marcada pelo pessimismo, desilusão e cinismo de seus personagens. Consumidos por erros do passado e pela fraqueza moral, os protagonistas nos filmes noir eram impelidos à inevitável ruína, trazida por mulheres fatais, policiais corruptos e corretores de seguros gananciosos.
Aos enredos intricados (algumas vezes incompreensíveis) destes filmes se somavam um complexo trabalho de edição da cronologia. No campo visual se encontrava a característica mais marcante deste cinema, influenciado fortemente pelo expressionismo alemão: o alto contraste da fotografia em preto-e-branco, onde se sublinhava as sombras interiores e exteriores dos personagens decaídos.
Sem pretender a um panorama completo do gênero, essa mostra, com seus cinco títulos fundamentais, cumprem o papel de uma precisa introdução ao Noir. "
Os filmes são:
Laura, No silêncio da noite, A morte num beijo, Pacto de sangue, Os Assassinos.
Aqui está a programação e outras informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário