segunda-feira, 12 de abril de 2010

Make [me] up

Capa da Vogue Britânica. Janeiro - Julho 1926.

Que a indústria dos cosméticos é uma grande potência hoje todo mundo sabe, mas como isso começou, alguém se abilita??

No começo do século XX a indústria farmaceutica teve avanços significantes na àrea dos cosméticos. Atrizes de cinema e teatro usavam e divulgavam os pós-compactos e rímel, e assim levando a maquiagem para o campo da moda.

Antes do fim da Guerra, o ideal de beleza era muito natural e andrógeno. Porém em 1919, as modelos deram uma repaginada no visual e relembravam pinturas Japonesas: pó branco, rímel preto e delineador, sombrancelhas pinçadas bem finas, e a boca desenhada em forma de coração em batom vermelho.

Max Factor ensina atriz inglesa Dorothy MacKaill como aplicar sua maquiagem, 1930

Max Factor, um polonês que se instalou em Hollywood, desenvolveu a pirmeira linha de produtos de maquiagem que continha pó, rouge, sombra, e batom. A partir daí a maquiagem cai no campo da moda de vez e vai acompanhar cada tendência.

Pinturas abstratas, ilustrações de moda, a fotografia e o cinema irão provocar impacto nas maquiagens e cabelos da época. Com cabelos curtos e chapéus simples, os olhos roubavam a atenção e a maquiagem para olhos foi ficando cada vez mais sofisticada. Vaselina era usada nas pálpebras para iluminar, apareceram os lápis de olhos nas cores azul e marrom, e também lápis para as sombrancelhas.

Propaganda para Cosméticos Elizabeth Arden. Vogue Britânica, Setembro 1927.

Com a prática dos esportes, as companhias de beleza focaram em uma pele limpa e saudável. Daí aparecem os esfoliantes, adstringentes, tônicos, cremes, e bronzeadores artificiais. Antes a maquiagem era considerada coisa de mulheres da vida, a partir de 1920 usar maquiagem é sinal de elegância e segurança.

Os vestidos tubulares e retos da época caíam bem em mulheres magras, então foi a hora de produtos que prometem emagreçer aparecerem. As pernas de fora, e as roupas agora sem mangas também demandaram pernas e axilas depiladas.

Por último mas não menos importantes, os perfumes! Os estilistas começaram a criar suas marcas e casas de alta costura e também seus perfumes. Paul Poiret com o Rosine em 1911, Chanel com No. 5 em 1921, e Lanvin com My Sin(1925) e Arpège(1928).

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