segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ermenegildo Zegna

Bom, ta aí um nome que sempre me intrigou desde a primeira vez que vi esse pôster.
Talvez por ser um nome não muito fácil de se pronunciar e nem de gravar, mas com certeza foi forte o bastante para chamar atenção.
Me pareceu algo muito étnico, uma coisa indiana misturado com a elegância inglesa. Foi a primeira coisa que passou pela minha cabeça, sensação provacada pela própria campanha da marca.
De fato, algo realmente fino.


A Ermenegildo Zegna surgiu pelo empenho do italiano de mesmo nome, que fundou aquele que se tornaria o poderoso Grupo Zegna.

Em 1910, em Trivero, Itália, Zegna com apenas 20 anos de idade, assumiu o controle do pequeno negócio de tecidos de seu pai, iniciando com apenas três teares, Zegna fundou uma fábrica de tecidos e batizou-a com seu nome. Seu objetivo era criar tecidos capazes de superar a qualidade da produção têxtil da Inglaterra, considerada então a melhor do mundo. A partir daí a companhia se tornou parâmetro de qualidade para o mundo inteiro.


Para dar melhores condições às pessoas que moravam em Trivero e arredores, Ermenegildo construiu um Hospital, uma escola com instalações esportivas, reflorestou áreas devastadas e ligou os vilarejos com uma estrada panorâmica – “A Espetacular Panorâmica Zegna.”

A companhia rapidamente ganhou reputação por produzir ternos de lã de muito boa qualidade. No fim da década de 1930, o empreendedor empregava mil trabalhadores. Em 1942, a empresa mudou o nome para Ermenegildo Zegna e Filhos, já que dois filhos de Ermenegildo, Aldo e Angelo, juntaram-se à companhia.

Em 1938 começou a exportar para mais de 40 países.

Quando Ermenegildo faleceu aos 74 anos, Aldo e Angelo Zegna assumiram o controle da companhia e assim a matem o negocio- familia passando por quatro gerações.
Até 1968 todos os ternos eram feitos somente por medidads, quando então os irmãos lançaram a linha de ternos prontos para venda comercial. A nova linha foi produzida na fábrica Zegna localizada em Novara, na Itália. Em 1973, outra fábrica foi aberta na Espanha e, em 1975, na Grécia, mas fechou dois anos depois pois não obteve lucro. A fabrica na Suíça foi aberta em 1977 e hoje emprega mais de 800 trabalhadores.

Embora a maioria dos ternos da empresa seja produzida em série, a maioria dos ditos "premium suits" são ainda feitos sob medida. Um terno Zegna feito sob medida custa de 6 500 a 16 000 reais. Funciona assim: o cliente escolhe entre mais de 450 tipos de tecido, suas medidas são tiradas e enviadas à Suíça. Lá, cerca de dez artesãos são responsáveis pela confecção de camisas, ternos, sobretudos, gravatas... A peça chega em 45 dias. Uma alfaiataria importada.


Cem anos de Ermenegildo Zegna hoje a marca é uma das mais respeitadas e cobiçadas etiquetas masculinas. O neto e diretor-geral da marca, Paolo Zegna: "Só crescemos em tamanho. As ideias, as direcções e as linhas eram e continuam a ser as mesmas."
A alma do negócio é o equilíbrio entre tradição e inovação, nunca perdendo de vista o objetivo: roupa de luxo para homem.

A quarta geração: da esq. para a dir., Benedetta, sentada no chão(adiministradora), Paolo (diretor executivo), Renata (adiministradora), Ermenegildo Neto (diretor executivo) e Anna (adiministradora). A família controla a empresa e a abertura de lojas.
Em 2009, a grife italiana apresentou um tecido, batizado de “cool efect”, que diminui a sensação de calor no corpo em até 10ºC, o tecido especial foi elaborado após anos de pesquisa. Mesmo se confeccionado em cores escuras, o tecido é capaz de refletir os raios do sol muito melhor que outros tecidos feitos sem a mesma tecnologia, diminuindo a sensação de calor.É dessa forma que a marca sobrevive com qualidade e elegância, agregando tecnologia à tradição na confecção dos ternos, se preocupando com os detalhes que vão desde a escolha do tecido, o conforto, o caimento até a venda da roupa certa para o seu cliente.



Ermenegildo Zegna tem lojas espelhadas pelo mundo inteiro, China, Japão, EUA, Itália, Mongólia, Rússia, Índia, Brasil e entre outros. Aqui no Brasil a grife tem loja própria no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas suas roupas são revendidas em outras lojas.

Coleção Outono Inverno 2010


Zegna iJacket

Essa tecnologiade controle remoto sobre o casaco, permite que você controle o iPod volume, play / pause ou desligar o iPod e saltar para trás e avançar entre faixas sem ter que abrir o casaco ou dentro do bolso. A Ermenegildo Zegna lazer linha Zegna Sport foi lançado em 1999. Dispõe de uma rede de 500 pontos de venda em todo o mundo.



Site Oficial http://www.zegna.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails