segunda-feira, 1 de março de 2010

Gilson Martins


O designer carioca Gilson Martins, hoje conhecido como “O Homem Bolsa”, revolucionou o designer reciclando sobras de matérias de bolsas para construir outras.

Formado em Belas Artes, Cenografia e Figurino, Gilson foi o primeiro designer a usar a bandeira do Brasil na Moda. Tudo começou quando o designer, cansado de remendar sua velha mochila, desmontou, copiou o molde e construiu uma nova mochila com lona de cadeira de praia, usando todo o conhecimento que aprendeu dentro de casa, seu pai trabalhava com estofamento e sua mãe era costureira.

De brincadeira, começou vendendo bolsas, porta lápis, pasta portifólio e entre outras coisas, para os alunos e professores da faculdade. A partir daí, Gilson foi criando sua identidade, queria transformar o plástico em material de luxo, coisa que não existia nos anos 80. Assim chegou à Puc com um projeto que agradou os reitores da Universidade e montou a primeira loja 'Pilotis', no Campus. Lá desenvolveu adesivos, camisetas, cadernos, pastas, estojos e tudo mais que pudesse atender os alunos, todos com o brasão da Puc e nomes dos cursos.

Logo começou a fornecer para marcas como a Company, Fabricatto, Blue Man, Shop 126, Yes Basil, entre outras. Eram as lojas de vanguarda da época, que procuravam inovações.

Foi em 1990 que seu trabalho foi além da moda, transformou sua bolsa em obra de arte. Em 93 fez sua primeira exposição na Galeria da Caixa Econômica Federal, assim nasceram as primeiras bolsas-esculturas. A partir daí vieram muitas outras exposições: no Museu do Louver, Galerias Lafaayette, Festiva de Cannes, Copa de 2006 em Berlim e Semana de Design em Milão.

Gilson Martins representa a cultura do Rio de Janeiro em suas bolsas com imagens do Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Copacabana e Lapa. De forma bem colorida encontramos bolsas de todos os tipos e tamanhos, masculinas e femininas. Além disso também tem carteiras, nécessaire, porta níquel, porta cartão, malas, porta ipod, porta câmera e entre outras coisas.

Quando estive no Rio, tive a oportunidade de conhecer a sua loja e vale muito a pena, principalmente pra quem gosta e vive no mundo do design. Então fica a dica! Tem uma loja em Ipanema na Rua Visconde de Pirajá, 462 B e outra em Copacabana na Rua Figueiredo Magalhães 304 A.
Conheça mais sobre o trabalho de Gilson Martins http://www.gilsonmartins.com.br/




2 comentários:

  1. Legal, minha amiga tem todas as bolsas !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, por expor essa criatividade tão linda.
    Eu vi a bolsa modelo Pão de Açúcar com uma amiga,fiquei interessadíssima. Embora não gosto de perguntar onde a pessoa comprou, mas foi inevitável.Com toda certeza irei comprar na loja de Ipanema.
    Um abraço, e que Jesus continue lhe abençoando por ajudar ao seu próximo através de emprego.
    Luciana(luc.sonho@gmail.com)
    Gosto muito de inovação.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails