sábado, 27 de fevereiro de 2010

A vida ao ar livre nos anos 30

Enquanto os anos 20 destruiu as formas do corpo feminino, os anos 30 voltaram a dar ênfase as curvas femininas.
Jean Harlow
Hollywood foi a grande responsável por influenciar a década de 30, as mulheres tinham como modelo de beleza atrizes do cinema como Greta Garbo e Jean Harlow. A mulher, então, devia ser magra, bronzeada e esportiva.
Jean Harlow

Greta Garbo

Jean Harlow
Imagine que desde a invenção do trem e do carro deve ter ficado bem mais fácil se locomover até uma praia ou balneário para passar as férias, além disso o incentivo da prática de esportes à favor da saúde, a beleza de belos litorais espalhados pelo mundo inteiro, a vontade de matar o calor insuportável, ou simplesmente o fato de fugir da loucura do trabalho duro e respirar um ar puro, tudo isso deve ter impulsionado o mundo para solucionar aos poucos maneiras de tornar o lazer à beira mar e as práticas esportivas mais confortáveis e mais comuns também. Afinal de contas não devia ser fácil nadar com grandes macacões de malha ou lã que deveriam pesar o dobro molhado. Isso tudo acabaria por influenciar os trajes de banho mais tarde.

Nos anos 30 toda uma moda dirigida à vida ao ar livre, ao esporte e os banhos de sol estimulou os costureiros a desenvolver o sportwear.

Foi nesse período que os trajes banhos sofreram uma grande mudança, a menor roupa que as mulheres podiam e tinham coragem de usar eram maiôs bem comportados com uma espécie de short ou saia que faziam parte do traje ou muitas vezes era usado por cima.

O Maiô podia ser grande, mas lá estavam elas, as pernocas, pra fora das saias, totalmente à mostra!
Carmen Miranda e sua irmã Aurora na praia de Copacabana (Rio, 1936)
Carmen e Aurora na praia da Urca (Rio, 1936)
O decote nas costas também apareceu nos trajes de banho, aliás esse era o novo foco de atenção da década de 30: as costas femininas. Alguns pesquisadores acreditam que foi a evolução dos trajes de banho que inspirou os decotes profundos nas costas dos vestidos de noite.
http://www.revistaantigaportuguesa.blogspot.com/
Ainda existia aqueles que resistiam em usar a roupa de banho nos anos 30
Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, que surgiu a partir do uso da bicicleta.

Chanel lançou as calças pantalonas para o lazer marítimo.Surge a camisa Lacoste, com talhe alongado e cavas folgadas, corte permitido pela flexibilidade da prática do esporte.
Cada vez mais as mulheres usam calças compridas (slacks) de corte confortavel com chapelões de pano ou de palha
É na década de 30 que campeãs de tênis lançam modelos como a saia aberta dos lados e shorts que iam até abaixo dos joelhos.
Dica para conferir

O filme Desejo e Reparação do diretor Joe Wright traz uma história dramática que acontece na década de 30. E olha aí a atriz Keira Knightley com o maiô super comportado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails