terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Roupa de Artista

Diego Velàzquez, Infanta Margarita, 1659

Inicio de ano é época de bota-fora. Limpar armários, estantes, gavetas e tudo que estiver na reta. E foi nesta limpeza que encontrei uma fita de vídeo - sim, não se espante, eu ainda tenho um videocassete aqui em casa - de uma dessas coleções de documentários sobre pintores, e esta especificamente falava sobre Velázquez. Era breve e fazia menções à expressividade que retratava não só os olhares tristes do rei Felipe IV da Espanha, mas também aos retratos de pessoas menos importantes.
Retomado o ano após este carnaval, cai em minhas mãos o livro Roupa de Artista - O vestuário na obra de arte de Cacilda Teixeira da Costa, lançado em dezembro de 2009, que em seu segundo texto me foi apresentado um outro Velázquez:

"...Felipe IV tinha um trunfo importante: seu "pintor de camara", "aposentador mayor de palácio", "ayuda de guardarropia" e mestre de cerimônias públicas, era ninguém menos que Diego Velázquez, que, além da pintura dos retratos reais, era responsável pela decoração dos palácios, pelo vestuário do rei e pela realização de festas."

Tapeçaria de Gobelins da série "A história do Rei" a partir de cartão de Charles Le Brun. Tecido de 1665 a 1668

Na cerimônia de entrega da filha de Felipe IV, Maria Teresa, para seu futuro marido Luis XIV, rei da França, foi organizado um encontro de ambas as cortes, e Velázquez foi o responsável pela organização tanto do espaço físico, quanto das vestimentas do lado Espanhol. Com roupas em tons escuros e claros, o pintor deixou sua marca com elegância e luxo neste momento marcante da corte Espanhola, e nos mostra uma outra face das representações reais em pinturas: a disseminação da moda.
As novas "modas" dos reis e rainhas eram apresentadas à corte através destas pinturas e é claro imortalizadas. Até então, eram pintores como ele quem davam "pitaco" nas roupas dos reis e rainhas, e isso só irá mudar com as primeiras publicações de moda que surgem por volta de 1780, e com as revoluções Francesa e Industrial.

O livro de Cacilda Teixeira é bem gostoso de ler, e trabalha este olhar da moda em cima de obras Renascentistas até os dias de hoje. Está com um preço excelente no site da editora: livraria.imprensaoficial.com.br

Um comentário:

  1. PINTOR, decorador, estilista e promoter...um verdadeiro artista multimídia de seu tempo.(rs)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails