sexta-feira, 29 de maio de 2009

Neoconcretismo

O neoconcreto nasce a partir da divergência dos grupos concretos de São Paulo e Rio de Janeiro. Com pensamentos diferentes, cada um segue um rumo para uma nova tendência da arte.

O Manifesto Neoconcreto de 1959 aborda a racionalização gerada pelo concretismo. Eles defendem a liberdade de experimentação, o retorno às intenções expressivas e o resgate da subjetividade. Com isso, a recuperação das possibilidades de criar do artista unidas a interatividade do espectador, tentam acabar com a relação técnica da obra criada pela concretismo.

Amilcar de Castro

Ainda há referências geométricas no movimento, mas aliadas à tecnologia e à ciência, acabam por gerar novas linguagens. Amilcar de Castro trabalha em suas esculturas cortes e dobras em materiais rígidos, como o ferro. As formas geradas levam o espectador a experimentar novos enquadramentos e recortes do ambiente que a obra está inserida.

Hélio Oiticica, Relevo Espacial, 1959. 62,5 x 148,2x 15,3cm

Helio Oiticica também trabalha com geométricos em Relevo Espacial, onde as formas conquistam o espaço, quebrando a distância entre obra e observador.
A cor vibrante, antes recusada pelo concreto, agora faz parte das pesquisas neoconcretas.

Alguns Artistas:
Amilcar de Castro
Ferreira Gullar
Lygia Clark
Lygia Pape
Aluísio Carvão
Hélio Oiticica
Alfredo Volpi

A Maria Bonita em seu desfile de Verão 2008, trabalhou os recortes, formas, cores e estampas com referências no neoconcreto.


Mais informações:
www.itaucultural.org.br
www.amilcardecastro.com.br
www.heliooiticica.com.br
www.mariabonita.com.br

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails