Um dos aspectos mais interessantes desta tribo é o uso do bom humor e da ironia. Além disso, ao contrário de algumas subculturas marginais, o New Rave não possui pretensões políticas. Assim, aquilo que parecia totalmente descompromissado e até um pouco anárquico acabou tornando-se um movimento amplo.
Não se tem muita certeza sobre a origem exata do termo new rave, mas a versão mais aceita é que a expressão surgiu de um trocadilho feito despretensiosamente por Jamie Reynolds, baixista do Klaxons, “ele inventou como uma piada em um pub em 2005, um jornalista ouviu e agora todo mundo usa. Somos uma banda de rock, mas o elemento rave vem do que as pessoas sentem em nossos shows. Elas tem a mesma exitação que havia nas raves do começo dos anos 90, o termo ficará redundante quando ouvirem nosso álbum”, explica o vocalista e teclatista James Righton, do mesmo grupo.
Assim como geralmente acontece nestes casos, a música foi o ponto de partida para o movimento. A banda Klaxons foi a primeira a difundir o estilo pela Europa. Não é para menos, a banda foi eleita pela revista musical britânica NME - New Musical Express - como os queridinhos da hora em meados de 2005. Após isso, novas bandas surgiram, como Hadouken!, New Young Pony Club, SHITDISCO e a brasileiríssima CSS (cansei de ser sexy).
O visual new rave combina cores fluorescentes a símbolos típicos da New Wave - como raios, estrelas, silks em palavras de ordem ou elementos de universos digitais, desconstruindo o significado inerente a estes símbolos. Assim, imagens de personagens de games são trabalhadas de modo a se assemelharem a desenhos étnicos ou, de forma lúdica, são elaborados de modo totalmente inusitado, misturando outros elementos como frases bem-humoradas, imagens distorcidas e principalmente cores, muitas cores.
A batida eletrônica e as roupas em materiais sintéticos acabaram por conquistar novas fronteiras, deixando de ser uma manifestação underground para invadir as ruas de vários centros urbanos e, como conseqüência, as passarelas internacionais. Alguns designers e estilistas claramente beberam da fonte do New Rave e propõem peças que brincam tanto com as cores típicas do movimento como com o estilo difundido por este. Para a coleção Verão 2007/2008, Christopher Kane buscou aliar os tons flúor ao shape inspirado em Azedine Aläia, lançando a idéia na Semana de Moda de Londres. A grife londrina Cassette Playa é uma favorita dos adeptos da moda, com suas roupas psicodélicas e muito alegres. As camisetas da inglesa House of Holland também fazem sucesso nas baladas new rave e viraram objeto de desejo de muitos descolados. Outras marcas que exploraram este universo foram Jeremy Scott, Martin Margiela e Louise Goldin, que teve sua coleção de verão 2009 aplaudidíssima pela imprensa. Por fim, chegou o momento dos grandes magazines europeus absorverem a idéia.
Cassete Playa:
As grandes redes de lojas H&M e Zara, além de outras não tão grandes, mas igualmente representativas como Top Man, acolheram a onda New Rave com otimismo, atentas às exigências de sua clientela jovem. Como essas empresas obviamente visam a comercialização de massa, o estilo acabou sofrendo algumas alterações e tornou-se menos inventivo, mas manteve a essência. Em alguns momentos, apenas as estampas representam a inspiração no New Rave.
Em outros, são os acessórios que se inspiram no estilo, mas o que interessa mesmo, no final das contas, é que o que era para ser uma manifestação underground, ligada a uma linguagem de um grupo específico marginal ao establishment social acabou por influenciar a moda, gerando modismos que não abandonarão tão cedo as vitrines contemporâneas.
Looks New Rave:
me ha encantado vuestro blog¡¡¡¡ os invito a que paséis ppor el mio¡¡¡¡ os sigo
ResponderExcluirbambinaparty@hotmail.com
gracias