quarta-feira, 8 de abril de 2009

Moda + cubo = Cubismo?

A discusão entre ArteXModa é longa e ainda dá muito pano pra manga. Realmente o laço entre as duas é bem estreito e uma permeia pela outra constantemente. Enquanto a moda trás para si inspirações artísticas, a arte leva as roupas para quadros, fotografias..
As questões comerciais, de estilos e estéticas definem este limite. Com a industrialização e urbanização, o homem passa a querer se destacar, tornar-se um indivíduo e não mais fazer parte de uma massa. Nos tornamos cada vez mais seres artificializados, e a imagem ganha mais importância.
No início do séc. XX, alguns artistas já repensavam estas questões de beleza. O Cubismo apresenta uma nova percepção e noção de beleza. Com as imagens em fractais, e referências africanas, chamam atenção para as necessidades públicas e abrem as portas para novas formas de representações da figura humana.
O dadaísmo e sua atitude crítica e niilismo, abre os olhos do mundo em um momento de guerra. O surrealismo se junta as pesquisas de FREUD e trabalha o campo onírico e o automatismo psiquico.
Estes movimentos deixam um legado de liberdade de expressão tão forte, que desencadeiam pensamentos e estilos até hoje.
Entender a história da arte e seus caminhos nos ajudam a traduzir qualquer outro tipo de trabalho, seja ele no design de moda ou qualquer outro. Por isso propomos uma discussão sobre conhecimento artístico e suas vertentes neste blog, fazendo links aos trabalhos de hoje e decifrando seus significados.

E por falar em vanguardas....

O último desfile de Viktor & Rolf, Fall 2009 veio carregado de referências do cusbismo. A cartela de cores em tons neutros e os tecidos... ah os tecidos.. um plissado geométrico maravilhoso! Cria um efeito fragmentado genial. E sem deixar de fora os recortes de rendas que fecham com delicadeza e chave de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails