terça-feira, 30 de março de 2010

Pra Quem Gosta de Fotografia

Gente olhem só que sensacional o blog dessa menina.

Ela posta coisas sensacionais, em sua grande maioria obras de fotógrafos excelentes. Da descrição eu só consegui entender que ela é de Estocolmo ahahahah. Mas de qualquer forma fica a dica para vocês seguirem.




segunda-feira, 29 de março de 2010

Jean-Baptiste Debret

Já falamos um pouco sobre o livro Roupa de Artista, que mostra pintores que também trabalhavam como "modistas", por exemplo Velàzquez. Aqui no Brasil, a coisa começou com Jean-Baptiste Debret, que veio como integrante da Missão Artística Francesa em 1816.

Com a vinda da corte Portuguesa ao Brasil em 1808, vários pesquisadores vieram com o intuito de estudar e registrar o que se passava por aqui. Debret era considerado o "pintor da história" e o mais novo professor da recém formada Escola Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro. Retratou os soberanos, os momentos históricos que presenciou, e a vida cotidiana no rio. Também trabalhou para criar uma imagem jovem ao país, redesenhando a bandeira brasileira, obras de ornamentação pública, vestimentas religiosas, militares e provavelmente as roupas de gala dos nobres.

Não é mencionado se as criações de vestimentas da corte são suas, mas através dos quadros que pintou, podemos perceber semelhanças com revistas de moda da europa, além da riqueza de detalhes em pequenos espaços. Em seu livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Debret diz que no reinado de D. Pedro I as roupas tiveram um momento de brilho.

Além da realeza, a beleza das peles negras e mestiças o encantavam. Aquarelas e desenhos registraram as roupas, adereços, detalhes de cabelo, penteados, jóias, e o movimento da vida de cada uma. As ruas do rio eram repletas de negras que vendiam frutas, quitutes, que trabalhavam, e eram exploradas. Sempre fazia anotações sobre vestimentas:

"Aí as encontramos, com efeito, vestidas de modo estranhamente rebuscado, com as cores mais alegres e brilhantes..."

A moda no Brasil passava por uma mistura. As brancas chegavam da europa trazendo os modos franceses; as negras traziam seus mantos e cores da áfrica; e as colonas estavam se libertando das mantilhas escuras que as excluíam da sociedade.

Debret retornou à França em 1831 e publicou seus resgistros. Seu trabalho documental sobre o Brasil possibiltou uma melhor compreenção do país.

Além dos livros de Debret, existem outros que falam de uma forma gostosa de ler sobre nosso país naquela época: A cidade e a Moda, de Maria do Carmo Teixeira Rainho; e alguns livros de Gilberto Freyre como A vida social no Brasil nos meados do século XIX.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Stine Ladefoged

Recém formada em fashion design Stine Ladefoged, trabalhou com primor o tricôt em sua coleção final. A forma como ela molda a roupa no corpo, com volumes e detalhes, da vida a uma imagem delicada e dramática.

Stine tem 29 anos e mora em Copenhagen. Seu site ainda está em construção mas aqui você pode ver um pouco do processo criativo da designer.


No site da Dazed tem uma entrevista e mais detalhes sobre a coleção.
www.stineladefoged.dk

terça-feira, 23 de março de 2010

Marzagão - Centro Técnico de Produção do Palácio das Artes

Semana passada as alunas da FUMEC (nós!) fizemos uma visita ao Centro Técnico de Produção do Palácio das Artes. Para quem não mora aqui em BH, este é o local onde são feitos, armazenados e conservados todos os figurinos, cenografias e adendos do Palácio das Artes. Para saber a história do Marzagão e sobre o Palácio das Artes é so clicar no link acima.

Fomos muito bem recebidas por Raul Belém Machado e Fernanda Lopes, que nos mostraram um pouco sobre os segredos e como funciona este lugar. Também são ministrados cursos ao longo do ano, que aliás estão abertas inscrições e começam dia 5 de abril. O Centro fica em Sabará, mas não se preocupem com transporte pois sai um ônibus da porta do Palácio levando o pessoal. Mais sobre os cursos aqui.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Martine Van't Hul, caixinha de bordados

O trabalho de Martine Van't Hul fala sobre a memoria e o moderno, na medida que junta tecidos sintéticos com tecidos feito à mão, onde é possível ter nostalgia e ao mesmo tempo olhar para o futuro, tornando seu trabalho atemporal.

Uma expert em bordados e tecnologia têxtil, Martine passou alguns anos criando tecidos para Larus Miani em Milão antes de lançar sua primeira coleção em 2000.

O detalhamento e a delicadeza de suas peças criaram um estilo bem pessoal. A mistura de tecidos, plumas, peles, miçangas e rendas surgiu de várias referências, desde o estilo dos piratas até caixas de chocolate antigas como diz Martine. As cores que a designer geralmente usa também evoca este sentimento de nostalgia: tons lavados, nudes, pele, pérolas e brancos, caem em contraste com as aplicações mais robustas e escuras.

Os bordados também se transformaram em ilustrações de moda. Linhas de desenhos ganham força com expressivas linhas de costura, pedacinhos de tecidos e miçangas.

Para ver um pouco mais deste projeto de ilustrações o site é este: www.fleurvanmaarschalkerwaart.com
E o site de Martine Van't Hul de onde foram tiradas as imagens para o post:
www.martinevanthul.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

Otto Stupakoff


Últimos dias para conferir as fotografias de Otto Stupakoff no Palácio das Artes! A exposição encerra neste domingo dia 21 de março e a entrada é franca.

Otto foi o primeiro fotógrafo de moda brasileira.

Fez ensaios para grandes revistas, como Vogue, Marie Claire, Cosmopolistan, Harper's Bazaar, Elle e Glamour, Life, Esquire e Look.

Jardins de Bologne, Paris

Sua principal referência era Richard Avedon “Mas ele era um gênio, eu não sou”, disse na entrevista publicada na revista “CartaCapital”.

Além dos editoriais de moda, destacou-se pelos retratos de celebridades como Truman Capote, Grace Kelly, Jack Nicholson, Duda Cavalcanti, Sharon Tate, Tom Stoppard, Leonard Cohen, Paul Newman, Sophia Loren, Jorge Amado, Antônio Carlos Jobim, Pelé, Kate Moss e também retratos de pessoas anônimas.

Jack Nicholson foi muito grosseiro com Otto, o ator reclamou do local escolhido para as fotos a sessão durou apenas dois cliques.

Último editorial de moda de sua carreira para a revista“Mit”.


Site sobre a exposição no Palácio das Artes
http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/1491,iotto-stupakoff-fotografiasi.aspx

sexta-feira, 12 de março de 2010

É brasileiro o chica chica boom chic

Gente revirar foto é sempre bom, mas dessa vez foi mais que ótimo! Revirando as fotos na casa de uma tia achei umas fotos bem antigas. Em especial, escolhi essa foto desses dois pobre coitadinhos fantasiados, provavelmente a mãe emperequetou os filhotes pra festa de carnaval. A pintinha (bondade minha né?!), um charme, o sapato, bem surradinho! Bons tempos em que o carnaval ainda tinha sua verdadeira essência! Pena não terem registrado a época em que foi tirada.
Enfim, fofíssimos!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pantone


A Pantone solta uma espécie de catálogo de tendências duas vezes ao ano para lançar as cores das estações que estão por vir. Esta semana saiu o Fall 2010 (inverno do hemisfério norte no final do ano).

Eu venho acompanhando estes releases faz algumas estações, e o que mais gosto são os croquis que cada estilista cria para ilustrar uma cor. Adooro!

Para baixar o release: PANTONE Fashion Color Report

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sósia Por Um Dia

Gente, olha só que incrível esse editorial que saiu nas páginas da Harper's Bazaar de Março. A modelo Iris Strubegger dá vida a grandes nomes da moda atual através de caracterizações in-crí-veis! E como se isso não bastasse as fotos ficaram por conta do poderoso Karl Lagerfeld, que na minha opinião foi um dos estilistas melhor representado no editorial, mas eu também amei a Vivienne.

E aí de qual vocês gostaram mais? É só clicar pra ver maior!








sexta-feira, 5 de março de 2010

Oscar 2010



Só pra lembrar que nesse domingo, dia 7 de março, acontece em Los Angeles, no palco do Kodak Theatre, a grande festa de entrega do Oscar.
A Globo transmite a premiação logo após o Big Brother Brasil.
Confiram as indicações e façam suas apostas!
Melhor Filme
Avatar
Um Sonho Possível (estreia prevista para 19 de março)
Distrito 9
Educação
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa - Uma História de Esperança
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras
Amor Sem Escalas
Melhor Diretor
James Cameron - Avatar
Kathryn Bigelow - Guerra ao Terror
Quentin Tarantino - Bastardos Inglórios
Lee Daniels - Preciosa - Uma História de Esperança
Jason Reitman - Amor Sem Escalas

Melhor Ator
Jeff Bridges - Coração Louco
George Clooney - Amor Sem Escalas
Colin Firth - Direito de Amar
Morgan Freeman - Invictus
Jeremy Renner - Guerra ao Terror

Ator Coadjuvante
Matt Damon - Invictus
Woody Harrelson - O Mensageiro
Christopher Plummer - The Last Station
Stanley Tucci - Um Olhar do Paraíso
Christoph Waltz - Bastardos Inglórios

Melhor Atriz
Sandra Bullock - Um Sonho Possível
Helen Mirren - The Last Station
Carey Mulligan - Educação
Gabourey Sidibe - Preciosa - Uma História de Esperança
Meryl Streep - Julie e Julia

Melhor Atriz Coadjuvante
Penelope Cruz - Nine
Vera Farmiga - Amor Sem Escalas
Maggie Gyllenhaal - Coração Louco
Anna Kendrick - Amor Sem Escalas
Mo'Nique - Preciosa - Uma História de Esperança

Melhor Roteiro Adaptado
Distrito 9
Educação
In The Loop
Preciosa - Uma História de Esperança
Amor Sem Escalas

Melhor Roteiro Original
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
O Mensageiro
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras
Melhor Animação Longa-Metragem
Coraline
O Fantástico Sr. Raposo
A Princesa e o Sapo
The Secret of Kells
Up - Altas Aventuras

Melhor Animação Curta-Metragem
French Roast
Granny O´Grimn´s Sleeping Beauty
The Lady and the Reaper (La Dama e la Muerte)
Logorama
A Matter of Loaf and Death

Melhor Filme Estrangeiro
Ajami (Israel)
O Segredo dos Seus Olhos (Argentina)
O Leite da Amargura (Peru )
O Proeta (França)
A Fita Branca (Alemanha)

Melhor Documentário Longa-Metragem
Burma Vj
The Cove
Food Inc.
The Most Dangerous Man In America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home

Melhor Documentário Curta-Metragem
Province
The Last Campaign of Governos Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
Music by Prudence
Rabbit à la Berlin

Melhor Curta-Metragem
The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants

Melhor Direção de Arte
Avatar
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus
Nine
Sherlock Holmes
The Young Victoria

Melhor Fotografia
Avatar
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
A Fita Branca

Melhor Figurino
Brilho de Uma Paixão
Coco Antes de Chanel
O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus
Nine
The Young Victoria

Melhor Montagem
Avatar
Distrito 9
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Preciosa - Uma História de Esperança

Melhor Trilha Sonora Original
Avatar
O Fantástico Sr. Raposo
Guerra ao Terror
Sherlock Holmes
Up - Altas Aventuras

Melhor Canção Original
"Almost There" - A Princesa e o Sapo
"Down in New Orleans" - A Princesa e o Sapo
"Loin De Paname" - Paris 36
"Take it All" - Nine
"The Weary Kind" - Coração Louco

Melhor Edição de Som
Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Up - Altas Aventuras

Melhor Mixagem de Som
Avatar
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
Star Trek
Transformers: A Vingança dos Derrotados
Melhores Efeitos Especiais
Avatar
Distrito 9
Star Trek

Melhor Maquiagem
Il Divo
Star Trek
The Young Victoria

quinta-feira, 4 de março de 2010

Azul Klein

A antiga fábrica 104 Tecidos, como a maioria das pessoas aqui de BH já sabem, se transformou em um espaço cultural super bacana. Nesta semana e na outra vai rolar uma programação especial nas sessões de filmes Cine 104. Com filmes selecionados de vários festivais, as produções refletem sobre o cinema atual e nossos comportamentos.

Um dos filmes que passa (hoje!) é o "documentário ficção" Yves Klein. A revolução Azul, sobre a obra e a vida de Yves KLein. Narrado pelo próprio artista e composto por imagens pessoais misturadas às fictícias, o filme é uma espécie de quebra-cabeças que nos fala um pouco sobre o homem, sua obra, e o mundo que viveu.

O trabalho de Klein é marcado pela cor azul forte que utilizava e que acabou patenteando, e as performances das mulheres que eram pintadas por ele e depois se jogavam nas telas.

A programação completa do Cine 104 você encontra aqui. E um pouco mais sobre Yves Klein aqui.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Gilson Martins


O designer carioca Gilson Martins, hoje conhecido como “O Homem Bolsa”, revolucionou o designer reciclando sobras de matérias de bolsas para construir outras.

Formado em Belas Artes, Cenografia e Figurino, Gilson foi o primeiro designer a usar a bandeira do Brasil na Moda. Tudo começou quando o designer, cansado de remendar sua velha mochila, desmontou, copiou o molde e construiu uma nova mochila com lona de cadeira de praia, usando todo o conhecimento que aprendeu dentro de casa, seu pai trabalhava com estofamento e sua mãe era costureira.

De brincadeira, começou vendendo bolsas, porta lápis, pasta portifólio e entre outras coisas, para os alunos e professores da faculdade. A partir daí, Gilson foi criando sua identidade, queria transformar o plástico em material de luxo, coisa que não existia nos anos 80. Assim chegou à Puc com um projeto que agradou os reitores da Universidade e montou a primeira loja 'Pilotis', no Campus. Lá desenvolveu adesivos, camisetas, cadernos, pastas, estojos e tudo mais que pudesse atender os alunos, todos com o brasão da Puc e nomes dos cursos.

Logo começou a fornecer para marcas como a Company, Fabricatto, Blue Man, Shop 126, Yes Basil, entre outras. Eram as lojas de vanguarda da época, que procuravam inovações.

Foi em 1990 que seu trabalho foi além da moda, transformou sua bolsa em obra de arte. Em 93 fez sua primeira exposição na Galeria da Caixa Econômica Federal, assim nasceram as primeiras bolsas-esculturas. A partir daí vieram muitas outras exposições: no Museu do Louver, Galerias Lafaayette, Festiva de Cannes, Copa de 2006 em Berlim e Semana de Design em Milão.

Gilson Martins representa a cultura do Rio de Janeiro em suas bolsas com imagens do Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Copacabana e Lapa. De forma bem colorida encontramos bolsas de todos os tipos e tamanhos, masculinas e femininas. Além disso também tem carteiras, nécessaire, porta níquel, porta cartão, malas, porta ipod, porta câmera e entre outras coisas.

Quando estive no Rio, tive a oportunidade de conhecer a sua loja e vale muito a pena, principalmente pra quem gosta e vive no mundo do design. Então fica a dica! Tem uma loja em Ipanema na Rua Visconde de Pirajá, 462 B e outra em Copacabana na Rua Figueiredo Magalhães 304 A.
Conheça mais sobre o trabalho de Gilson Martins http://www.gilsonmartins.com.br/




Related Posts with Thumbnails